ARTE / OBJETOS

PELTIER 0.1

PELTIER 0.1
PELTIER 0.1
PELTIER 0.1
PELTIER 0.1
PELTIER 0.1

PELTIER 0.1

Mesa de madeira, cubo de vidro, água, mecanismo de congelamento, mecanismo de engrenagens, lâmpada, lentes de aumento, circuitos eletrônicos, display de LCD, led e objetos diversos.
100 x 115 x 62 cm.
2007.


Descrição

O trabalho foi montado sobre uma mesa de madeira. Na parte superior estão dispostas quatro lentes de aumento, um circuito eletrônico e um cubo de vidro. Nas laterais há alguns dispositivos industriais.

O cubo de vidro fica cheio de água. Sobre ele há um mecanismo responsável por congelar e degelar um processador através de uma pastilha termoelétrica. Na parte frontal fica um mecanismo com engrenagens, um motor e um sensor de presença.

No interior da mesa, em uma das gavetas, há uma lâmpada e algumas placas de circuito impresso.

Funcionamento

Quando acionado o sensor de presença ativa o motor fazendo com que as engrenagens girem. Ele também acende a lâmpada no interior da gaveta, fazendo com que assim seja possível observar o interior da mesma através das lentes de aumento. Toda ação dura cerca de 15 segundos e se desliga automaticamente caso o sensor não detecte mais nenhum movimento próximo.

Já o mecanismo de congelamento funciona através de um timer pré-programado. Quando ativo, após aproximadamente 15 minutos, e em condições favoráveis*, o mecanismo congela o processador. Após 30 minutos** de funcionamento o sistema se desliga e em poucos segundos o processador descongela.

* O mecanismo só não irá congelar o processador em ambientes com altas temperaturas e/ou com baixíssima umidade relativa do ar.

** O tempo de funcionamento do mecanismo de congelamento pode ser ajustado caso o ambiente já possua baixas temperaturas, o que acelera o congelamento, ou caso o ambiente possua altas temperaturas, o que prolonga o tempo necessário para o congelamento.