Close

02/02/2012

PELTIER 0.1

Mesa de madeira, cubo de vidro, água, mecanismo de congelamento, mecanismo de engrenagens, lâmpada, lentes de aumento, circuitos eletrônicos, display de LCD, led e objetos diversos.
100 x 115 x 62 cm
2007


Descrição

O trabalho foi montado sobre uma mesa de madeira. Na parte superior há um cubo de vidro com água. Na lateral do cubo há um mecanismo de engrenagens acopladas a um motor, e junto ao mecanismo há também um sensor de presença. Na parte superior do cubo há um mecanismo de congelamento, composto por uma pastilha termoelétrica disposta sobre algumas peças de alumínio. Sobre a pastilha há um processador de computador. No interior da mesa, em uma das gavetas, há um lâmpada e algumas placas de circuito impresso, que podem ser observadas através de quatro lentes presentes na parte superior da mesa. Completando o trabalho, algumas pequenas partes de dispositivos industriais estão afixadas pela mesa.

Funcionamento

O mecanismo de engrenagens e a lâmpada são acionados por um sensor de presença. Quando uma pessoa se aproxima do trabalho, o motor faz as engrenagens girarem e a lâmpada se acender, possibilitando assim que o espectador veja as placas de circuito impresso que estão no interior de uma das gavetas. Caso não detecte mais movimentos, após aproximadamente 15 segundos, o sensor corta o fornecimento de energia. Já o mecanismo de congelamento funciona através de um timer programado previamente. Quando ligado, após aproximadamente 15 minutos, e em condições climáticas ideais*, o mecanismo congela o processador presente sobre a pastilha termoelétrica. As peças de alumínio, juntamente com a água do cubo, são responsáveis por refrigerar a parte de baixo da pastilha termoelétrica, que ao contrário da parte superior, fica quente. Depois de 30 minutos** de funcionamento o mecanismo se desliga e em poucos segundos os processador se descongela.

* O mecanismo só não irá congelar o processador em ambientes com altas temperaturas, e/ou com baixa umidade relativa do ar.

** O tempo de funcionamento do mecanismo de congelamento pode ser ajustado caso o ambiente já possua baixas temperaturas, o que acelera o congelamento, ou caso o ambiente possua altas temperaturas, o que prolonga o tempo necessário para o congelamento.

Necessidades de Montagem

O trabalho necessita de uma tomada próxima, podendo ser essa 110V ou 220V. É interessante também que o local escolhido seja bem arejado e de preferência sem incidência de luz solar.

02/02/2012 < a href="http://sistemasdoimaginario.com.br/author/dlucato/" title="Visualizar todas as postagens por dlucato" rel="author">dlucato objetos